Você está aproveitando bem os e-mails transacionais do seu e-commerce?

Os e-mails transacionais são aqueles enviados para o consumidor quando o mesmo realiza alguma ação dentro de um site, principalmente em e-commerces, com o objetivo de certificar tal ação e, até mesmo, lembrá-lo de algo, como uma compra não finalizada.

Eles podem ser usados em diversas situações dentro de uma loja virtual, como: cadastro no site, boas-vindas, alteração de senha, carrinho abandonado, compra realizada, pagamento efetuado, pedido que saiu para entrega, protocolos, cancelamentos, enfim, a maioria das ações realizadas pelos consumidores no e-commerce gera um e-mail transacional.

Mas, além dos e-mails transacionais serem utilizados dessa maneira, como lembrete e confirmação de alguma ação dentro do e-commerce, eles também podem ser aproveitados de outras formas bem eficientes, que permitem aumentar a conversão e a recorrência no empreendimento.

Confira abaixo 4 maneiras interessantes que separei para você, com o objetivo de te ajudar nessa tarefa. Vamos lá?

Recuperação de carrinho abandonado

Utilizar um e-mail transacional com o objetivo de recuperar carrinhos abandonados,
é uma excelente estratégia. Quando a pessoa desiste da compra, já com os produtos no carrinho, é possível enviar um e-mail de desistência, mas, não somente isso. Você também pode mostrar as vantagens que esse consumidor terá ao adquirir tal produto, oferecendo,
de acordo com a sua situação, um desconto ou frete grátis para a finalização da compra.

Além disso, é interessante mostrar nesse e-mail o que o comprador deve fazer
para finalizar a compra, pois, muitas vezes, o abandono de carrinho ocorre por um checkout muito complicado. Se essa for a sua realidade, já passou da hora de mudar!

Passo a passo de como o consumidor pode acompanhar o pedido

Como já dito no tópico acima, você pode aproveitar os e-mails transacionais
para a ajudar o consumidor a concluir a compra abandonada, mostrando o passo a passo de como ele deve fazer. Ainda, esses e-mails são excelentes para também manter o consumidor informado sobre as etapas de entrega do pedido, como: produto embalado, produto saiu da transportadora, produto na cidade e produto entregue, por exemplo. Assim, o consumidor sente mais segurança ao saber onde a compra está, e já se prepara para recebê-la.

Comunicação com o consumidor

Além de recuperar o carrinho abandonado e manter o consumidor informado sobre
o pedido, aposte em evidenciar nos e-mails transacionais todas as formas de contato que o mesmo pode ter com a loja virtual, como redes sociais, telefone, WhatsApp, aplicativo e a própria possibilidade de responder tal e-mail. Quando o e-commerce não deixa
claro os canais de comunicação, a insegurança por parte do comprador aumenta, o que o faz abandonar a loja virtual.

Atenção!

Lembre-se de que a comunicação deve ser de qualidade e você precisa contar com uma equipe preparada para atender as demandas da melhor maneira.

Oferta de novos produtos e desconto

Aproveitar um e-mail transacional para oferecer ao consumidor outros produtos
relacionados àquele que ele já comprou, é uma ótima alternativa para mostrar a ele os outros artigos que podem ser adquiridos dentro do seu e-commerce. Você pode aplicar as estratégias de recomendação, o cross-selling, up-selling e banners.

Além disso, também é possível oferecer um bom desconto para a próxima compra
ou uma boa promoção, como um combo de produtos por um preço bem atrativo. Com essa atitude, aliada ao atendimento de qualidade e ao bom funcionamento do e-commerce, você garante a recorrência de compra e a fidelização.

Mas, não são apenas essas atitudes que você pode tomar para trabalhar bem os
e-mail transacionais. Existem outras, também interessantes, que permitem mais eficiência na estratégia, como:

  • Criar template de acordo com a compra do cliente e o segmento do e-commerce;
  • Criar uma comunicação bem próxima com o consumidor;
  • Deixar as informações escritas de forma detalhada, para que não haja nenhuma dúvida;
  • Tornar o e-mail divertido para mostrar a identidade da marca.

E o que não fazer?

Você já sabe o que fazer para aproveitar 100% os e-mails transacionais, mas
eu ainda preciso te mostrar o que você deve evitar nesses e-mails, para não prejudicar a sua comunicação com o consumidor. Por isso, evite:

Conteúdos confusos e com erros;

Envio de anexos;

E-mail com muitas imagens;

E-mail sem call-to-action (CTA);

Termos confundidos com spam, como o “Não perca”;

Envio de muitos e-mails;

Marca do e-commerce pouco evidenciada;

Conteúdo diferente do assunto;

Remetente que não possui relação com a empresa.

A ideia é aproveitar os e-mails transacionais para atrair ainda mais o consumidor
para o e-commerce. Então, muito cuidado com a comunicação! Pense em sempre oferecer a melhor experiência, com o objetivo de garantir a fidelização e a recorrência.

FONTE: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/voce-esta-aproveitando-bem-os-e-mails-transacionais-do-seu-e-commerce/